Maquinário que será usado em operação do Exército na tríplice fronteira chega a Rondônia

Capturar2

Um comboio de mais de 30 caminhões do Exército Brasileiro (EB), carregados com containers, chegou a Porto Velho neste último domingo (6). Os veículos, que estão estacionados na área do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (5° Bec), saíram do Rio de Janeiro há cerca de 10 dias em direção à Tabatinga (AM), onde, em novembro, acontecerá o ‘Amazon Log’. A ação será uma atividade militar que envolverá militares brasileiros, colombianos e peruanos, na região da tríplice fronteira.

Tabatinga é uma cidade localizada a 1,1 mil quilômetros de Manaus, onde só é possível chegar de barco ou avião.

A região, de acordo com o Exército, é uma das rotas do crime organizado já que apenas o rio Amazonas separa o Brasil do Peru e da Colômbia.

Segundo o Exército, a atividade militar é inédita no país e visa avaliar e preparar a tropa para ações multinacionais humanitárias. Também serão desenvolvidos trabalhos voltados ao combate do crime organizado e crises ambientais.

Observadores internacionais, como dos Estados Unidos, por exemplo, já garantiram presença no exercício.

Empresas mundiais de tecnologia, previamente cadastradas e aprovadas pelo Exército, também participarão das atividades, demonstrando produtos tecnológicos de ponta que poderão ser usados em ações operacionais militares onde há escassez de recursos.

A previsão é de que os exercícios mobilizem cerca de mil pessoas entre civis e militares.

A região amazônica foi escolhida por ser uma área de difícil acesso, que dificulta a locomoção e desafia os meios que precisam ser empregados para se alcançar os objetivos. A atividade envolve unidades de transporte, logística, manutenção, suprimento, evacuação e engenharia.

Nos containers que chegaram a Porto Velho está quase toda a base logística destinada a operação, armas, munição, gêneros alimentícios, hospital de campanha, macas, aparelhos médicos e odontológicos, medicamentos, UTI móvel, guindastes, geradores de energia e tanques de combustível.

Outros 20 caminhões devem passar por Porto Velho com destino a Manaus. Quatro balsas do Exército vão fazer o transporte dos equipamentos saindo do porto organizado de Porto Velho em direção a capital amazonense. A previsão é que a viagem dure 12 dias.

 

Fonte: G1 – RO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s